1. Aborde o cliente corretamente
A natureza da abordagem que fará com o cliente varia de acordo com seu método de vendas, p. ex., será uma conversa por telefone ou um encontro presencial? Independentemente da forma, siga esse primeiro passo para desenvolver uma boa relação com ele/ela.
Primeiro, apresente-se e explique por que você está entrando em contato.
2. Sondagem do cliente
Neste passo, foque no cliente e deixe-o falar. Faça perguntas que ajudarão você a entendê-lo melhor, mas certifique-se de simplesmente ouvir e não pensar no que dirá após as falas dele/dela.
Faça perguntas que incentivem o cliente a falar sobre o porque precisa de energia solar e como seu produto pode ajudar, mas não fale sobre o produto em si ainda. Tente fazer com que ele/ela fale sobre o motivo pelo qual precisa de um sistema fotovoltaico, as diferentes soluções que ele/ela já tentou ou quaisquer preocupações que o cliente tem sobre possíveis soluções.
3. Ofereça uma solução
Agora que você conhece as necessidades do cliente, já pode apresentar sua solução para o problema. Ao apresentar seu produto, fale sobre as necessidades que o cliente identificou. Por exemplo, se ele/ela disse que precisa de uma solução o mais rápido possível, deixe claro que você pode oferecer uma entrega rápida. Explique como seu produto atende às suas necessidades e resolverá seus problemas.
É nesse passo que você deve demonstrar o valor do seu produto, mas não exagere. Seja imparcial e honesto ao falar se o produto realmente pode atender às necessidades do cliente.
4. Feche a venda
Neste passo, você fará a venda. Peça para o cliente fazer a compra ou o pedido. Se tudo der certo, ele/ela fechará o negócio e ambos terão feito uma interação mutuamente satisfatória.
Ao chegar no final desse passo, você terá concluído uma venda bem-sucedida.
5. Conclua a venda e faça um acompanhamento
Neste último passo, finalize o pedido e entre em contato com o cliente. Certifique-se de que o cliente receba seu sistema conforme planejado e que esteja satisfeito com a compra. Ofereça ajuda, caso precise, e deixe-o à vontade para entrar em contato com você em caso de dúvidas.