Antigo lixão desativado em Feira de Santana, na Bahia, se tornará uma usina de energia solar. Entidades discutem a necessidade de fechamento oficial do aterro para a construção do empreendimento.
O antigo lixão em Feira de Santana, na Bahia, que está desativado há anos, poderá ser transformado em uma usina de energia solar. O intuito é produzir energia limpa e renovável para que as atividades dos prédios públicos municipais continuem funcionando. A área está localizada ao lado do atual aterro sanitário, no bairro Nova Esperança e conta com 22 hectares.
Bahia recebe investimentos milionários para expansão do mercado de energia solar
Em 2020, a RMB inaugurou em Feira de Santana, na Bahia, uma usina de energia solar que recebeu um investimento no valor de R$ 1 milhão. Ao todo, a usina solar conta com 1,6 mil metros quadrados de placas fotovoltaicas com capacidade de produção de 180 mil kilowatts por ano.
O retorno do investimento virá em 2025, gerando uma economia de R$ 8 mil mensais na sua tarifa energética. Conforme a empresa, além do aspecto econômico, a usina de energia solar também foca na sustentabilidade e redução na emissão de poluentes.
É importante ressaltar que a Bahia conta com a liderança em geração de energia solar, além de ser muito engajada nesta categoria de geração. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o panorama de energia solar no estado conta com 25% das usinas solares do país, líder nacional em geração de fonte energética desta fonte.
Devido à alta incidência solar por conta da latitude, seu clima tropical é predominante com temperaturas elevadas, ultrapassando os 30 °C em sua média anual.