A ideia é que esta tecnologia de células solares seja implementada nas janelas de vidro, para diminuir o custo de instalação.
As tecnologias em energia solar não param de avançar e, agora, cientistas norte americanos desenvolveram painéis solares transparentes que podem ser utilizados em vários empreendimentos.
A proliferação dos painéis de energia solar são uma alternativa sustentável e revolucionária para a questão de geração de energia, entretanto ainda há algumas barreiras para seu uso. Agora, cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, criaram uma tecnologia que pode facilitar o uso da energia solar. Os pesquisadores desenvolveram um processo que pode tornar viável a criação de painéis solares transparentes que podem gerar energia com a luz solar de forma eficiente.
Painéis solares de vidro e transparentes possuem eficiência revelada pelos cientistas
A tecnologia tornará possível o uso de novas superfícies para a geração de energia, que atualmente depende de painéis solares com base em silício que são totalmente opacos. Estes tipos de painéis de energia solar funcionam perfeitamente dentro de um contexto de fazendas solares, mas é difícil seu aproveitamento no espaço urbano e jamais poderia ser utilizado como janela.
Os cientistas conseguiram desenvolver uma nova categoria de painéis solares transparentes e orgânicos, com um poder absorvedor de energia que utiliza uma espécie de plástico, de até 2m x 2m, além de criar os processos que tornam possível escalar sua produção para torná-la comercialmente viável.
De forma histórica, painéis solares transparentes com esta tecnologia possuem grande limitações em eficiência e durabilidade, dificultando sua instalação. Recentemente, entretanto, os cientistas conseguiram expandir em laboratório a eficiência para um patamar inédito de 10% e elevar a sua estimativa de tempo de uso para 30 anos.
A equipe da Universidade de Michigan, então, teve como missão desenvolver meios para permitir o uso dos painéis solares transparentes em escala. Para isso, os cientistas precisaram repensar profundamente o modo de produção.